Mercer 2011 survey: most expensive cities for expatriates


Luanda (Angola) still on the top… more results and report orders here.

Keep reading in portuguese below:

ESTUDO DA MERCER REVELA LISTA DAS CIDADES MAIS CARAS DO MUNDO

  • §  Luanda, em Angola, é a cidade mais cara do mundo para expatriados; Karachi é a mais barata
  • §  Top 10 das cidades mais caras dominada por África, Ásia e Europa
  • §  Lisboa é a 86ª cidade mais cara para expatriados
  • §  Londres desce um lugar, para a 18ª posição; Singapura e São Paulo entram na lista das 10 cidades mais caras

Pelo segundo ano consecutivo, Luanda, em Angola, foi considerada a cidade mais cara do mundo para expatriados, de acordo com o estudo anual de Custo de Vida da Mercer em 2011. Tóquio permanece na segunda posição e N’Djamena, no Chade, na terceira. Segue-se Moscovo, na quarta posição, Genebra na quinta e Osaka na sexta. Zurique sobe um lugar, ocupando a sétima posição, e Hong Kong desce para a nona. Lisboa (86) desceu quatro lugares em relação a 2010 e está entre as 100 cidades com um custo de vida mais caro para expatriados.

Singapura, que subiu da 11ª para a 8ª posição, e São Paulo, que, desde a classificação de 2010, subiu 11 lugares para a 10ª posição, representam as novas entradas na lista das 10 cidades mais caras do mundo. Karachi (214) é considerada a cidade mais barata do mundo e o inquérito concluiu que Luanda, no lugar cimeiro, é três vezes mais cara do que Karachi. Acontecimentos mundiais recentes, incluindo desastres naturais e perturbações políticas, tiveram impacto na classificação de muitas regiões, como flutuações da moeda, custo da inflação em bens e serviços e volatilidade nos preços do alojamento.

O inquérito abrange 214 cidades em 5 continentes e mede o custo comparativo de mais de 200 produtos em cada local, incluindo alojamento, transporte, comida, vestuário, artigos domésticos e lazer. Trata-se do inquérito sobre custo de vida mais abrangente a nível mundial e foi concebido para ajudar as empresas multinacionais e governos a determinar os pacotes de remuneração para os seus colaboradores expatriados. Nova Iorque é considerada a cidade de referência, com a qual todas as cidades são comparadas. Os movimentos da moeda são medidos face ao dólar norte-americano. O custo do alojamento – frequentemente a maior despesa para os expatriados – desempenha um papel importante para determinar a classificação das cidades.

Diogo Alarcão, Partner da Mercer, comentou: “as empresas multinacionais já perceberam há muito a vantagem competitiva de uma mão-de-obra móvel global, apesar do desafio permanente no sentido de equilibrar o custo dos seus programas de expatriados. As flutuações da moeda, a inflação, a instabilidade política e os desastres naturais, constituem factores que influenciam o custo de vida dos expatriados. É essencial que as empresas compreendam o seu impacto, para efeitos de contenção de custos, mas também para garantir que retêm os colaboradores mais talentosos quando oferecem pacotes de remuneração”.

“Durante o período da recolha de dados para o inquérito deste ano, o mundo testemunhou um número impressionante de desastres naturais e perturbações políticas que afectaram de forma significativa a vida de colaboradores expatriados. As flutuações da moeda e o impacto da inflação sobre bens e serviços – os combustíveis em particular – levaram a alguma reorganização da classificação”, afirmou Diogo Alarcão. “De modo geral, o custo de vida em cidades da Europa manteve-se relativamente estável, enquanto em África o cenário é irregular com a disponibilidade limitada de alojamento a resultar num custo de vida superior em algumas cidades-chave.”

“Na América do Norte, o preço do petróleo continua a ter influência nos preços para o consumidor. Porém, muitas das cidades norte-americanas desceram na classificação porque o aumento dos preços noutras regiões foi mais elevado, empurrando cidades dos Estados Unidos para posições mais baixas na lista. As cidades australianas registaram subidas na classificação devido à maior valorização do dólar australiano face ao dólar norte-americano”.

Europa, Médio Oriente e África

Apenas três cidades europeias permanecem na lista das dez cidades mais caras. Moscovo (4) continua a ser a cidade mais cara da Europa na lista, seguida por Genebra (5) e Zurique (7). Oslo (15) desceu quatro lugares em relação ao ano anterior, enquanto Berna (16) subiu seis e Copenhaga desceu 7 lugares, da 10ª para a 17ª posição. Londres (18) é seguida por Milão (25) e Paris (27), ambas desceram 10 lugares em relação ao ano passado. S. Petersburgo em 29, seguida por Roma (34) e Viena (36). Subindo da 76ª posição de 2010, Estocolmo (39) registou uma das mudanças mais dramáticas na região – sobretudo devido a uma valorização considerável da moeda local face ao dólar norte-americano.

Segundo Diogo Alarcão: “Na maioria das cidades da Europa ocidental o custo de vida para expatriados manteve-se relativamente estável nos últimos 12 meses. Porém, muitas das cidades da região caíram na classificação. Em grande medida, isto deve-se ao facto de todas as cidades serem comparadas a Nova York onde os preços têm vindo a subir de forma mais significativa que a maior parte das cidades europeias. Uma certa redução das despesas de alojamento, devido ao abrandamento económico, também é responsável pelas mudanças nas classificações de determinadas cidades europeias – com destaque para Atenas e Barcelona”.

Na 24ª posição, Tel Aviv desce 5 lugares em relação a 2010, mas continua a ser a cidade mais cara do Médio Oriente. Seguem-se Abu Dhabi (67), Dubai (81) e Amman (103), que desceram para as 17ª, 26ª e 20ª posições, respectivamente. “A tendência de queda dos custos com alojamento mantém-se na região do Médio Oriente, empurrando as cidades para o fundo da classificação, juntamente com o custo de vida para os expatriados. Dubai, em particular, está a registar uma redução acentuada nos custos do alojamento, dado que a oferta de propriedade continua a inundar o mercado de arrendamento,” afirma Constantin-Métral.

Luanda (1) permanece a cidade mais cara para expatriados em África e a nível mundial. Seguida por Ndjamena que ocupa a terceira posição. Libreville (12) desceu cinco lugares desde o ano passado. Niamey permanece na 23ª posição e Victoria (25), nas Seychelles, desceu 12 lugares com a desvalorização da rupia das Seychelles face ao Dólar norte-americano. Na África do Sul, Joanesburgo (131) e a Cidade do Cabo (158) subiram 20 e 13 lugares na classificação, respectivamente, reflectindo a valorização do rand sul-africano. Tunes (207) e Addis Ababa (211) constituem as cidades mais económicas na região.

Para Diogo Alarcão: “Encontrar alojamento de qualidade e seguro para os colaboradores expatriados constitui um verdadeiro desafio na maioria das cidades africanas na lista e os custos podem ser significativos em comparação com outras regiões. Os preços do alojamento atingem, actualmente, níveis recorde e esta é normalmente a principal razão pela qual encontramos tantas cidades africanas no topo da tabela”

As Américas

Subindo 11 e 17 lugares na tabela, respectivamente, São Paulo (10) e o Rio de Janeiro (12) constituem agora as cidades mais dispendiosas para expatriados, tanto na América do Norte como na América do Sul. Na América do Sul, Brasília (33) é a terceira cidade mais cara, uma subida de 37 lugares em relação à classificação do ano passado. Uma elevada inflação sobre bens e serviços levou Caracas, na Venezuela, a disparar na classificação, da 100ª posição de 2010 para a 51ª. La Paz (212), na Bolívia, e Managua (213), na Nicarágua, foram consideradas as cidades mais baratas da América do Sul.

Segundo Diogo Alarcão: “As pressões inflacionistas continuam a representar o principal impacto no custo dos bens e serviços na Argentina e Venezuela, fazendo com que as suas cidades subam na classificação. De modo geral, as taxas de câmbio na América do Sul mantêm-se relativamente estáveis, com a excepção das moedas do Brasil, Chile e Costa Rica que valorizam significativamente face ao Dólar norte-americano, elevando a posição das suas cidades na classificação”.

Ocupando a 32ª posição, Nova Iorque é a cidade mais cara dos Estados Unidos. Los Angeles (77) e Chicago (108) registaram descidas significativas na classificação (22ª e 17ª posição, respectivamente), em virtude de a subida de preços de bens e serviços ter sido moderada em comparação com Nova Iorque. No entanto, Washington, na 108ª posição, subiu 3 lugares, devido ao aumento significativo dos preços do alojamento. Diogo Alarcão afirmou: “De modo geral, os preços do arrendamento subiram ligeiramente na maioria das cidades norte-americanas, à medida que a economia melhora e a procura de casas recupera.”

Portland (186) e Winston Salem (197) são as cidades mais baratas dos Estados Unidos. Subindo 17 lugares, Toronto (59) ultrapassou Vancouver (65) a cidade Canadiana mais cara do ranking, seguida de Montreal (79) e Calgary (96). Na 114ª posição, Ottawa é a cidade menos dispendiosa do Canadá.

Ásia Pacífico

As cidades australianas registaram as subidas mais marcantes na classificação, devido a uma valorização da moeda local de quase 14% face ao dólar norte-americano. Sidney (14) subiu 10 lugares, Melbourne passou da 33ª posição para a 21ª e Perth saltou 30 lugares, atingindo a 30ª posição. Adelaide (46) subiu 44 lugares, representando a maior subida do país. Diogo Alarcão  acrescentou: “para além da valorização da moeda, um aumento vertiginoso dos preços de arrendamento também fez subir a classificação das cidades, sobretudo em Adelaide, onde a oferta de mercado é extremamente reduzida”.

Tóquio (2) é a cidade mais cara da Ásia, seguida de Osaka (6). Singapura (8) juntou-se à lista das 10 cidades mais caras e é seguida por Hong Kong (9). Nagoya (11), no Japão, subiu 8 lugares, e Seul (19) desceu 5. Pequim (20), Xangai (21), Guangzhou (38), Shenzhen (43) e Taipé (52) representam outros exemplos de cidades asiáticas com elevada classificação. Diogo Alarcão refere que “a maioria das cidades asiáticas subiu na classificação porque a disponibilidade de alojamento para expatriados é limitada e a procura é elevada.”

Nova Deli (85) é a cidade mais cara da Índia, seguida de Bombaim (95) e Bangalore (180). Ainda na Ásia, Jacarta encontra-se na 69ª posição, Hanói na 136ª, Banguecoque na (88) e Kuala Lumpur na (104). Karachi (214) é cidade mais barata da região.

A Mercer produziu relatórios sobre o custo de arrendamento de alojamento e o custo de vida individual para todas as cidades incluídas no inquérito. Para mais informações ou para adquirir cópias dos relatórios da cidade, visite http://www.mercer.com/costofliving ou contacte a Mercer Portugal, através do número 21 311 37 70.

Importante: A lista de classificações é disponibilizada aos jornalistas como referência, não devendo ser publicada na íntegra. As 10 cidades mais caras e as 10 cidades mais económicas de qualquer uma das listas poderão ser reproduzidas numa tabela. Os valores das comparações do custo de vida e dos custos de arrendamento de alojamento da Mercer resultam de um inquérito conduzido em Março de 2011. As taxas de câmbio de Março de 2011 e a cesta internacional de bens e serviços da Mercer foram utilizadas como indicadores de base. A informação é utilizada por governos e grandes empresas para proteger o poder de compra dos seus colaboradores quando são expatriados. O custo do arrendamento de alojamento é utilizado para avaliar o subsídio local de alojamento de expatriados. A escolha das cidades inquiridas baseia-se na procura de dados.

 Inquérito Mercer sobre o Custo de Vida– Classificações Mundiais 2011
(Ranking da Mercer incluindo custos do arrendamento e de alojamento)

Rankings

City

Country

March 2011

March 2010

1

1

Luanda Angola

2

2

Tokyo Japan

3

3

N’Djamena Chad

4

4

Moscow Russia

5

5

Geneva Switzerland

6

6

Osaka Japan

7

8

Zurich Switzerland

8

11

Singapore Singapore

9

8

Hong Kong Hong Kong

10

21

São Paulo Brazil

11

19

Nagoya Japan

12

7

Libreville Gabon

12

29

Rio de Janeiro Brazil

14

24

Sydney Australia

15

11

Oslo Norway

16

22

Bern Switzerland

17

10

Copenhagen Denmark

18

17

London United Kingdom

19

14

Seoul South Korea

20

16

Beijing China

21

25

Shanghai China

21

33

Melbourne Australia

23

23

Niamey Niger

24

19

Tel Aviv Israel

25

13

Victoria Seychelles

25

15

Milan Italy

27

17

Paris France

28

67

Ouagadougou Burkina Faso

29

30

St. Petersburg Russia

30

60

Perth Australia

31

55

Brisbane Australia

32

27

New York City NY United States

33

70

Brasilia Brazil

34

26

Rome Italy

34

74

Canberra Australia

36

28

Vienna Austria

37

38

Nouméa New Caledonia

38

38

Guangzhou China

39

62

Djibouti Djibouti

39

76

Stockholm Sweden

41

62

Lagos Nigeria

42

31

Helsinki Finland

43

42

Shenzhen China

44

32

Dakar Senegal

44

141

Khartoum Sudan

46

90

Adelaide Australia

47

47

Prague Czech Republic

48

36

Baku Azerbaijan

49

33

Bangui Central African Rep.

50

35

Amsterdam Netherlands

51

100

Caracas Venezuela

52

78

Taipei Taiwan

53

45

Havana Cuba

53

40

Athens Greece

55

48

Brazzaville Congo

56

40

Douala Cameroun

57

37

Bratislava Slovakia

58

42

Dublin Ireland

59

76

Toronto Canada

60

52

Madrid Spain

61

65

Kinshasa Dem. Rep. of the Congo

62

53

Brussels Belgium

63

54

Bamako Mali

63

66

Bogota Colombia

65

75

Vancouver Canada

66

49

Barcelona Spain

67

45

Abidjan Côte d’Ivoire

67

50

Abu Dhabi UAE

69

94

Jakarta Indonesia

70

159

Yangon Myanmar

70

44

Istanbul Turkey

72

55

Luxembourg Luxemburg

73

50

Frankfurt Germany

74

64

Cotonou Benin

75

123

Santiago Chile

75

80

Beirut Lebanon

77

55

Los Angeles CA USA

78

59

Munich Germany

79

98

Montreal Canada

80

72

Almaty Kazakhstan

81

55

Dubai UAE

82

97

Abuja Nigeria

83

78

Yaounde Cameroun

84

61

Berlin Germany

85

85

New Delhi India

86

107

Accra Ghana

86

72

Lisbon Portugal

88

81

Riga Latvia

88

121

Bangkok Thailand

88

67

Hamburg Germany

91

69

Düsseldorf Germany

91

91

Lomé Togo

93

185

Bandar Seri Begawan Brunei

94

104

Kiev Ukraine

95

89

Mumbai India

96

109

Calgary Canada

97

81

Stuttgart Germany

98

86

Pointe-à-Pitre Guadeloupe

99

83

White Plains NY USA

100

71

Zagreb Croatia

101

114

Qingdao China

102

96

Warsaw Poland

103

83

Amman Jordan

104

117

Tianjin China

104

138

Kuala Lumpur Malaysia

106

93

San Francisco CA USA

107

132

Port Louis Mauritius

108

91

Chicago IL USA

108

88

Nairobi Kenya

108

111

Washington DC USA

111

141

Port-au-Prince Haiti

111

106

Lusaka Zambia

113

94

Budapest Hungary

114

136

Ottawa Canada

115

100

Miami Fl USA

115

124

Nanjing China

117

102

Honolulu HI USA

118

149

Auckland New Zealand

119

113

Limassol Cyprus

120

99

Lyon France

120

108

Casablanca Morocco

122

131

Shenyang China

123

111

Damascus Syria

124

115

Tallinn Estonia

124

125

Chengdu China

126

104

Port of Spain Trinidad & Tobago

127

129

Montevideo Uruguay

128

87

Cairo Egypt

129

118

Boston MA USA

130

103

Tehran Iran

131

151

Johannesburg South Africa

132

115

Algiers Algeria

133

120

Vilnius Lithuania

134

157

Manila Philippines

135

144

Riyadh Saudi Arabia

136

121

Hanoi Vietnam

136

163

Wellington New Zealand

138

139

Leipzig Germany

138

135

Lima Peru

140

137

Ljubljana Slovenia

141

132

Ho Chi Minh City Vietnam

141

127

Panama City Panama

143

126

Houston TX USA

144

149

Aberdeen United Kingdom

145

128

Nurnberg Germany

146

129

San Juan Puerto Rico

147

134

Dallas TX USA

148

155

Glasgow United Kingdom

148

166

Mexico City Mexico

150

158

Birmingham United Kingdom

150

144

Atlanta GA USA

152

119

Bucharest Romania

153

165

Kingston Jamaica

154

162

Colombo Sri Lanka

155

110

Conakry Guinea

156

143

Kigali Rwanda

157

139

Manama Bahrain

158

171

Cape Town South Africa

159

161

Buenos Aires Argentina

159

152

Kuwait City Kuwait

161

148

Morristown NJ USA

162

147

Santo Domingo Dominican Republic

163

153

Seattle WA USA

164

146

Doha Qatar

165

183

San José Costa Rica

166

159

Rabat Morocco

167

170

Yerevan Armenia

168

169

Guatemala City Guatemala

169

155

Minneapolis MN USA

169

153

Sofia Bulgaria

171

163

Maputo Mozambique

172

175

St. Louis MO USA

173

191

Harare Zimbabwe

174

172

Dhaka Bangladesh

175

168

Cleveland OH USA

176

184

Banjul Gambia

176

201

Tashkent Uzbekistan

178

182

Belfast United Kingdom

178

173

Detroit MI USA

180

190

Bangalore India

181

177

Pittsburgh PA USA

182

180

Blantyre Malawi

183

193

Monterrey Mexico

184

176

Muscat Oman

185

181

Jeddah Saudi Arabia

186

178

Portland OR USA

187

167

Dar es Salaam Tanzania

188

188

Phnom Penh Cambodia

189

173

Belgrade Serbia

190

186

Tripoli Libya

191

179

Tbilisi Georgia

192

196

Sarajevo Bosnia-Herzegovina

193

192

Minsk Belarus

194

195

Chennai India

195

203

Gaborone Botswana

196

194

Quito Ecuador

197

197

Winston Salem NC USA

198

205

Windhoek Namibia

199

201

San Salvador El Salvador

200

200

Tirana Albania

200

197

Skopje Macedonia

202

186

Kampala Uganda

203

207

Kolkata India

204

204

Asunción Paraguay

205

189

Nouakchott Mauritania

206

210

Ashkhabad Turkmenistan

207

199

Tunis Tunisia

208

206

Tegucigalpa Honduras

209

212

Islamabad Pakistan

210

209

Bishkek Kyrgyzstan

211

208

Addis Ababa Ethiopia

212

211

La Paz Bolivia

213

212

Managua Nicaragua

214

214

Karachi Pakistan

(Para Abidjan, Tripoli e Manama apenas foram recolhidos dados de preços de alojamento para o inquérito de Março de 2011, os restantes custos foram retirados do inquérito de Setembro de 2010)

Para mais informações contacte:

Tatiana Vivilde
YoungNetwork Communication Senior Consultant
Tel.: + 351 217 506 050
E-mail: tatianavivilde@youngnetwork.pt